Município

HISTÓRIA

São Pedro do Piauí Piauí - PI

HISTÓRICO


Não são precisas as notícias sobre o devassamento do território do atual Município, constando que tenha sido realizado pelos jesuítas. Os primeiros habitantes dedicaram-se ao cultivo da terra, que apresentava excelentes condições, especialmente para a cultura do arroz. Esse fator atraiu moradores de outras regiões, destacando-se os do Ceará, seguidos dos de Pernambuco e da Paraíba.
A composição heterogênea da população provocou alguns conflitos, que não detiveram, contudo, o crescimento do povoado, conhecido como São Pedro. Em 1884, a localidade passou a pertencer ao recém-criado município de Belém, hoje Palmeirais, com território desmembrado do município de Amarante.
Em 1912, foi extinto o município de Belém e anexado ao de São Pedro do Piauí, criado na mesma época. Extinto em 1931, restaurado em 1933, São Pedro do Piauí foi elevado à categoria de Cidade, em 1937.
A construção da rodovia PI-4, inaugurada em 1947, com traçado cortando o seu território, trouxe novo surto de progresso, facilitando, especialmente, o escoamento da produção.
Gentílico: são-pedrense

Fonte

IBGE